Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

sábado, 7 de abril de 2012

COZINHANDO O DESPERDÍCIO - 8O. ANO - EF - PROFESSORA ROSANE SANTOS

PROJETO COZINHANDO O DESPERDÍCIO

Através da nutrição se dá ao organismo as substâncias necessárias para mantê-lo vivo e sadio. Os alimentos têm tripla função: formação de matéria orgânica, regulação do metabolismo e produção de energia.
Muitas pessoas utilizam mal os alimentos que além de caros normalmente chegam até nós, com alto teor de toxidade. Como se isto não bastasse, jogamos fora uma quantidade enorme de materiais que podem e devem ser aproveitados convertendo-se em economia e nos fornecendo uma gama imensa de nutrientes tão necessários à nossa saúde, principalmente das crianças e adolescentes em fase de desenvolvimento, bastando um pouco de criatividade para tornarem-se deliciosos quitutes.
O nosso lixo é considerado mundialmente o mais rico, o que chega a chocar alguns países que não entendem porque o índice de subnutrição é tão alto no Brasil. Isto porque não desenvolvemos hábitos alimentares que possam suprir as nossas necessidades diárias,.        
Tentando, portanto, corrigir ou criar uma nova mentalidade sobre os alimentos e hábitos alimentares, é que resolvemos dizer “não ao desperdício”, como mais uma maneira de elucidar as pessoas interessadas a combater o máximo de rendimentos dos alimentos e como aproveitá-los livrando-se da toxidade, sendo este o motivo que justifica esse Projeto.
Objetivo Geral: Evitar o desperdício e compreender a importância da mudança dos hábitos alimentares para  uma alimentação saudável fazendo que o corpo receba todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento perfeito.

Alimentos Alternativos
Tentando corrigir ou criar uma nova mentalidade sobre os alimentos e hábitos alimentares,

 é que resolvemos dizer "não ao desperdício" e desenvolvemos o projeto de "Alimentos

Alternativos". Logo, menos lixo e menos metano na atmosfera.
A seguir apresentamos um pequeno quadro que nos mostra valores
                  nutritivos de algumas "sobras":
VEGETAL
Proteínas (mg)
Cálcio
(mg)
Ferro (mg)
Calorias
ABÓBORA
Sementes
Folhas
1,2
36,90
1,43
12
31
29
0,70
9,17
5,50
40,0
573,4
18,3
AIPIM
folhas
2,0
7,0
43
98
0,5
3,0
142,0
26,0
BATATA-DOCE
Folhas
1,82
2,46
40
98
0,90
3,0
94,9
26,0
INHAME
Talos
1,50
0,50
25
49
4,0
0,90
66,8
24,0
NABO
folhas
1,10
2,90
56
29
0,52
0,56
35,0
32,0
BETERRABA
Folhas
3,0
3,20
32
114
2,50
3,10
48,9
38,0
PEPINO
Com casca
Sem casca

0,70
0,07

10
22

0,23
0,44

14,7
3,0
           Fonte: departamento de Nutrição - UFRJ


PROJETO COZINHANDO O DESPERDÍCIO
RECEITAS TESTADAS E APROVADAS







Bolo de Laranja com a casca
Ingredientes e modo de preparo: Duas laranjas, duas xícaras (chá) de farinha de trigo, duas xícaras (chá) de açúcar, 3/4 xícara (chá) de óleo e 3 ovos. Corte as laranjas em quatro e retire somente a semente. Bata no liquidificador as laranjas, o óleo, os ovos, o açúcar e a baunilha. Despeje esta mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexendo bem. Asse-o e sirva. OBS.: Contém potássio, vitamina C e fibras.


Bolinho de arroz (que sobrou do dia anterior)
Ingredientes e modo de preparo: Duas xícaras de arroz cozido, um ovo ligeiramente batido, salsa e cebolinha, uma cebola picada, sal a gosto, queijo parmesão, farinha de trigo para dar liga. Misturar todos os ingredientes e fritar em óleo quente. OBS.: Rico em carboidratos.


BOLO DE BANANA COM CASCA

Ingredientes: 4 unidades de banana maduras e firmes; 2 ovos; 2 xícaras (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de margarina; 3 xícaras (chá) de açúcar; 3 xícaras (chá) de farinha de rosca; 1 colher (sopa) fermento em pó.

Modo de Preparo:
Lave muito bem as bananas e descasque, reserve. Separe 4 xícaras (chá) de casca para a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador gemas, leite, margarina, açúcar e as cascas de bananas cortadas. Despeje numa vasilha e acrescente a farinha de rosca, mexa bem. A seguir, misture as claras delicadamente e o fermento. Unte a forma com margarina e farinha de rosca. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por 40 minutos.



BISCOITO DE BANANA COM CASCA

Ingredientes: 3/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente; 2/3 xícara de açúcar refinado; 1 ovo; 1 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de aveia em flocos graúdos; 2 bananas picadas com casca.

Modo de Preparar:
Numa vasilha grande bater a manteiga e o açúcar em velocidade baixa até que estejam bem misturados. Acrescentar o ovo e misturar. Acrescentar a farinha e misturar. Acrescentar a banana com casca até que esteja bem incorporada à massa.
Colocar a massa, às colheradas (colher de chá), numa assadeira, mantendo certa distância entre os biscoitos. Não é preciso untar. Assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) de 10 a 12 minutos ou até que as bordas estejam douradas. Transferir para uma grade e deixar esfriar completamente.



Geléia de cascas de frutas (cascas de goiaba, banana, pêra, uva).
Ingredientes e modo de preparo: Uma xícara (chá) de cascas de frutas de sua preferência, meia xícara (chá) de açúcar e três xícaras de água. Colocar a água numa panela junto com as cascas de frutas. Ferver por 20 ou 30 minutos, passar em uma peneira ou no liquidificador, colocar o sumo numa panela e juntar o açúcar. Misturar e levar ao fogo brando e deixar ferver até tomar ponto de geléia. OBS.: Rico em vitaminas A, B, C, E, e fibras.
 
Geléia de casca de banana água
Ingredientes e modo de fazer: Cascas de seis bananas d água, dois copos de açúcar, cravo e canela a gosto. Bater no liquidificador as cascas e a água até formar um creme. Coloque o creme numa panela, junte o açúcar, o cravo e a canela. Levar ao fogo mexendo de vez em quando, até soltar do fundo da panela. OBS.: Rico em vitamina E potássio.
 

SUCO DA CASCA DE ABACAXI
Ingredientes: Casca de 1 abacaxi; 1 litro de água; 7 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo: Lave bem a casca do abacaxi, pique e bata no liquidificador com 1/2 litro de água. Coe e bata novamente com a água restante, o açúcar e gelo a gosto. Sirva em seguida.

FANTA CASEIRA

Ingredientes: ½ copo de suco de limão caipira; 3 cenouras médias; 1 casca de laranja; 3 xícaras de açúcar; 2 litros de água

Modo de preparo: Não disse que é simples, então! Faça o seguinte, bata todos os ingredientes no liquidificador e em seguida coe. Junte por último a água e guarde bem fechado. Obs: Consumir em dois dias.

Casquinha de pão aperitivo
Ingredientes e modo de preparo: Cascas de pão de forma, azeite, orégano e queijo parmesão. Colocar as casquinhas cortadas em cubos num tabuleiro, regue-as com azeite, salpique o orégano e o queijo parmesão e leve ao forno para torrar, até ficar douradinho. OBS.: Rico em carboidratos.

BRIGADEIRO COM CASCA DE BANANA

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de chocolate em pó; 3 cascas de banana bem lavadas, picadas e batidas no liquidificador; chocolate granulado a gosto.

Modo de preparo: Numa panela coloque o leite condensado, a manteiga, a farinha de trigo e o chocolate e mexa bem. Leve ao fogo e acrescente aos poucos as cascas de bananas, sempre mexendo, até desprender do fundo da panela. Retire do fogo, coloque a massa num prato untado com manteiga, deixe esfriar, faça bolinhas, passe pelo chocolate granulado e coloque em forminhas de papel. Sirva em seguida.

 BOLO DE MAÇÃ COM CASCA

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo; 2 xícaras de açúcar; 3 ovos; 1 colher de sopa de canela em pó; 1 pitada de sal; 3 maçãs; 1 xícara de óleo vegetal; 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo: Pré aquecer o forno a 180 graus; Untar e enfarinhar uma fôrma média (23×35), ou forrar com papel manteiga. Reservar.
Peneirar a farinha e o açúcar. Colocar todos os ingredientes secos em uma tigela grande e reservar.
Descascar as maçãs e picar em cubinhos. Reservar as cascas.
Bater no liquidificador os ovos, o óleo e as cascas da maçã. Colocar essa mistura na tigela com os ingredientes secos. Misturar muito bem com uma espátula e, por último, colocar os cubinhos de maçã nessa massa. Misturar e despejar na assadeira. Levar para assar por cerca de 40 a 50 minutos em forno médio (se começar a dourar ou cheirar). Fazer o teste do palito para ver se está pronto. Depois de pronto polvilhar açúcar e canela.


BISCOITO DE LARANJA COM CASCA

Ingredientes: 4 e 1/2 xicaras de farinha de trigo; 3 colheres (cha) de fermento em pó; 200 gramas de margarina; 1 ovo; 1 xicara de açucar; raspas de casca de 1 laranja.

Modo de Preparo: Misturar todos ingredientes, fazer bolinhas e colocar dentro de um tabuleiro untado e enfarinhado. Amassar cada bolinha com um garfo. Assar em forno medio a 180C ate dourar.


DOCE DE ABÓBORA COM CASCA FEITA NA PANELA DE PRESSÃO

Ingredientes e modo de preparo: Coloque na panela de pressão 1kg de abóbora com casca cortada em cubos e adicione 500g de açúcar. Sem água. Ligue o fogo e quando a panela começar a chiar, marque 2 minutos e desligue o fogo. Não abra a panela (deixe que acabe de cozinhar). É só servir!


Suflê de folhas

Ingredientes e modo de preparo: Duas xícaras de folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, etc., uma xícara de chá de leite, duas colheres de sopa de farinha de trigo, uma colher de sopa de margarina ou óleo, 3 gemas e claras em neve, sal a gosto, margarina para untar. Lavar, cozinhar e picar as folhas. Reserve. Misturar o leite, a farinha de trigo, a margarina ou óleo e o sal. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescentar as gemas e as folhas misturando bem. Colocar as claras em neve, misturando devagar. Levar ao fogo em forma untada até dourar. OBS.: Rico em fibras, vitaminas A e D, e cálcio.
Doce de leite talhado (ambrosia)
Ingredientes e modo de preparo: Um litro de leite talhado e um quilo de açúcar. Leve tudo ao fogo e deixe ferver até secar. OBS.: Grande fonte de cálcio e proteína.

Ricota
Ingredientes e modo de preparo: Um litro de leite talhado e sal a gosto. Escorrer o soro do leite, acrescentar sal, prensar no escorredor e enformar. Levar ao refrigerador. OBS.: Fonte de cálcio e proteína.

Bolinho frito de folha de cenoura
Ingredientes e modo de preparo: Um maço de folhas de cenoura, uma cebola picada, um ovo, uma colher de sopa de salsa picada, uma xícara de farinha de trigo, uma colher (café) de fermento, leite, sal a gosto e óleo para fritas. Lavar bem as folhas e picar miúda, temperar com sal, cebola e salsa picada, quebrar um ovo e misturar tudo com a farinha de trigo, juntar fermento e o leite na quantidade suficiente para fazer os bolinhos. Fritar em óleo quente. OBS.: Rico em vitamina A e cálcio.

Casca de banana-ouro à milanesa
Ingredientes e modo de preparo: Cascas de banana-ouro, um ovo, farinha de rosca e óleo para fritar. Cozinhar rapidamente as cascas e colocá-las para escorrer; bater à clara do ovo em neve e juntar a gema e uma pitada de sal. Passar as cascas no ovo e na farinha de rosca. Fritar em óleo quente, deixar escorrer e servir com canela e açúcar. OBS.: Rico em vitamina E e potássio.


Carne moída com talos ou cascas
Ingredientes e modo de preparo: Uma xícara (chá) de carne moída, três xícaras (chá) de talos (beterraba, brócolis, couve, etc.) ou cascas (chuchu, cenoura, abóbora, etc.), dois tomates sem pele e sem sementes, uma cebola picada, duas colheres de sopa de óleo, cheiro verde e sal a gosto. Lavar bem os talos e cascas. Cortar em pedaços pequenos. Fritar ligeiramente a cebola e o tomate no óleo, acrescentar a carne e o restante dos ingredientes. Deixar cozinhar até os talos ou cascas ficarem macios. OBS.: Rico em proteína, ferro, cálcio e vitaminas.
Doce da casca do maracujá
Ingredientes e modo de preparo: Seis maracujás, três xícaras (chá) de água, duas xícaras (chá) de açúcar. Lavar os maracujás descascá-los deixando toda a parte branca, colocar em um pote e cobrir com água, deixar de molho por aproximadamente 8 horas. Escorra, coloque em uma panela com água e o açúcar e deixe apurar. Se desejar acrescente canela. OBS.: Rico em vitamina C, evita infecção, contém cálcio, niacina, ferro e fósforo.
Pudim da casca da goiaba
Ingredientes e modo de preparo: Um copo de suco da casca da goiaba, um copo de água, duas colheres (sopa) bem cheias de amido de milho (maisena), duas colheres (sopa) bem cheias de açúcar. Dissolva o amido de milho, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje em forma previamente umedecida e leve a geladeira. OBS.: Contém vitamina C, ferro, cálcio, niacina, fibras e vitamina K.
Tira-gosto de sementes
Ingredientes e modo de preparo: Sementes de abóbora ou melão e sal a gosto. Lavar bem as sementes e deixá-las secar por 24 horas. Levar ao forno para torrar. OBS.: Rico em proteínas, cálcio e ferro.
Bolinhos de folhas, talos e cascas
Ingredientes e modo de preparo: Uma xícara de chá de talos, folhas e cascas, dois ovos, cinco colheres (sopa) de farinha de trigo, meia cebola picada, duas colheres de sopa de água, sal a gosto e óleo para fritar. Lavar e cortar os talos, folhas e cascas em pedaços pequenos. Bater os ovos e misturar o restante dos ingredientes. Fritar os bolinhos. OBS.: Rico em fibras, ferro e vitaminas.
PROFESSORA ROSANE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário