Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DINÂMICA "CUIDANDO DO NINHO" - 8O. ANO - EF - PROFESSORA ROSANE SANTOS

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE - CAR
8O. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Dinâmica “Cuidando do Ninho”


A dinâmica envolve o tema transversal sexualidade e saúde.

"Cuidando do Ninho" procura mostrar que a sexualidade é fundamental não só para a reprodução, como também para o bem estar do ser humano, devendo, por isso, estar relacionada à outros aspectos como sentimento, afeto, prazer, namoro, casamento, filhos e projeto de vida.

Objetivo

Trabalhar com os alunos as questões relacionadas com a dificuldade de falar sobre a sexualidade,  maternidade / paternidade precoce e com suas responsabilidades e métodos contraceptivos

Material


·         Ovo cru personalizado;

·         Certidão de nascimento do bebê-ovo.



Desenvolvimento

 Cada aluno receberá 1 ou 2 ovos,  que simboliza um recém-nascido que poderá ser cuidado pelo “pai”, pela “mãe” ou por “ambos”;

 Cada aluno deverá personalizar seu bebê-ovo e montar uma certidão de nascimento para seu bebê-ovo;

O bebê-ovo fará parte do dia-a-dia do aluno, portanto o mesmo deverá levá-lo a todos os lugares onde normalmente irá, inclusive à escola, durante o período de realização do projeto;

Fazer (se possível) álbum de fotografias;

Realizar pesquisa sobre a possível doença do bebê e entregá-la;

Anotar as histórias ocorridas com o bebê e com o participante;

Ao final da dinâmica cada aluno deverá responder as questões de “Avaliação” e seus responsáveis farão um relatório descrevendo a atitude do adolescente perante a dinâmica em casa.
 

 
 
  
   
 
     
  

   
   
  
   


   

   

   

     
   

   

   
   


Período de realização: 09/04/2012 à 16/04/2012

Causas mais freqüentes da gravidez na Adolescência


1. Desconhecimento dos métodos para evitar a gravidez
Ainda hoje encontramos rapazes e moças totalmente desinformados em relação aos conhecimentos elementares sobre o funcionamento do corpo humano e aos métodos para evitar a gravidez.
2. Método conhecido, mas não praticado
Um grande número de adolescentes não usa nenhum método anticoncepcional, apesar de conhecer alguns deles.
3. Uso de método anticoncepcional de baixa eficiência
A falta de informação correta faz com que os adolescentes usem métodos de elevada taxa de falha como a tabelinha e o coito interrompido que não exigem consulta médica.
4. Uso incorreto ou falha no uso de um método
Se a jovem se esquecer de tomar a pílula ou se a camisinha se romper por uso incorreto o risco de gravidez é grande.

PROFESSORA ROSANE SANTOS


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário