Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 18 de abril de 2012

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA - DINÂMICA "CUIDANDO DO NINHO" - 9O. ANO - EF - PROFESSORA ROSANE SANTOS

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

 
Gravidez na adolescência, como o próprio termo define, consiste na gravidez de uma adolescente.
  Apesar de a Organização Mundial de Saúde considerar a adolescência como o período de dez a vinte anos na vida de um indivíduo, cada país especifica a idade em que seus cidadãos passam a ser considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser influenciados localmente por fatores culturais.
A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
  A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá  nascer.
  O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência. 
  É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.
Quando uma adolescente engravida, geralmente ela se vê numa situação não planejada e até mesmo indesejada. Na maioria das vezes a gravidez na adolescência ocorre entre a primeira e a quinta relação sexual. E quando a jovem tem menos de 16 anos, por sua imaturidade física, funcional e emocional, crescem os riscos de complicações como o aborto espontâneo, parto prematuro, maior incidência de cesárea, ruptura dos tecidos da genitália durante o parto, dificuldades na amamentação e depressão. Por tudo isso, a maternidade antes dos 16 anos é desaconselhável.

   O jovem casal deve ter em mente que um filho inesperado pode significar ter que rever seus projetos de vida, interromper os estudos ou cancelando planos futuros de vida profissional. Uma criança exige atenção, amor, dedicação, além dos cuidados físicos. Durante muito tempo ela será totalmente dependente dos pais, que deverão educá-la e contribuir para a formação de seu caráter.
Nas duas últimas décadas, a incidência de casos tem aumentado significativamente ao mesmo tempo que tem diminuído a média de idade das adolescentes grávidas.


causas mais freqUentes da gravidez na adolescência
 


1. Desconhecimento dos métodos para evitar a gravidez
Ainda hoje encontramos rapazes e moças totalmente desinformados em relação aos conhecimentos elementares sobre o funcionamento do corpo humano e aos métodos para evitar a gravidez.
2. Método conhecido, mas não praticado
Um grande número de adolescentes não usa nenhum método anticoncepcional, apesar de conhecer alguns deles.
3. Uso de método anticoncepcional de baixa eficiência
A falta de informação correta faz com que os adolescentes usem métodos de elevada taxa de falha como a tabelinha e o coito interrompido que não exigem consulta médica.
4. Uso incorreto ou falha no uso de um método
Se a jovem se esquecer de tomar a pílula ou se a camisinha se romper por uso incorreto o risco de gravidez é grande.

 
Dinâmica “Cuidando do Ninho”
 
A dinâmica envolve o tema transversal sexualidade e saúde.
"Cuidando do Ninho" procura mostrar que a sexualidade é fundamental não só para a reprodução, como também para o bem estar do ser humano, devendo, por isso, estar relacionada à outros aspectos como sentimento, afeto, prazer, namoro, casamento, filhos e projeto de vida.
Objetivo
Trabalhar com os alunos as questões relacionadas com a dificuldade de falar sobre a sexualidade,  maternidade / paternidade precoce e com suas responsabilidades e métodos contraceptivos
Material
 
·        Ovo cru personalizado;
·        Certidão de nascimento do bebê-ovo.
Desenvolvimento
·        Cada aluno receberá 1 ou 2 ovos,  que simboliza um recém-nascido que poderá ser cuidado pelo “pai”, pela “mãe” ou por “ambos”;
  
   
 
  

·        Cada aluno deverá personalizar seu bebê-ovo e montar uma certidão de nascimento para seu bebê-ovo;
      

  ·        O bebê-ovo fará parte do dia-a-dia do aluno, portanto o mesmo deverá levá-lo a todos os lugares onde normalmente irá, inclusive à escola, durante o período de realização do projeto;
   
  
 
·        Fazer (se possível) álbum de fotografias;
      
 
   
   
   
  
·        Realizar pesquisa sobre a possível doença do bebê e entregá-la;
  
  
   
   
   
 
  
  
·        Anotar as histórias ocorridas com o bebê e com o participante;
 
  
  

·        Ao final da dinâmica cada aluno deverá responder as questões de “Avaliação” e seus responsáveis farão um relatório descrevendo a atitude do adolescente perante a dinâmica em casa.
Período de realização: 09/04/2012 à 16/04/2012

PROFESSORA ROSANE SANTOS





 

2 comentários:

  1. Nossa excelente dinâmica, sou bibliotecária e junto com a professora de ciências aqui da escola iremos trabalhar com o 8ºano a temática: gravidez precoce. E essa dinâmica é bem o que procuravamos.
    Parabéns pelo trabalho,os resultados foram alcançados?
    Att,
    Priscilla (pricole2003@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir