Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

segunda-feira, 9 de abril de 2012

OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) - ATIVIDADES PRÁTICA - PROFESSORA ROSANE SANTOS

OBA - OLIMPÍADA BRASILIERA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - 2012
 
ATIVIDADE PRÁTICA 1 - NOTURNA, para alunos do Ensino Fundamental ou Médio

Objetivo: Localizar:
1) Constelação de Órion,
2) as "Três Marias",
3) Rigel,
4) Betelgeuse,
5) Aldebaran,
6) Vênus,
7) Canopus 
8) Sirius.
Usando o software gratuito Stellarium (disponível em www.stellarium.org) selecionamos a região da constelação de Órion visível no dia 01/04/12 às 19h36min no horizonte Oeste. Alguns dias antes ou depois desta data o céu não terá mudado muito. A imagem abaixo foi capturada a partir de um ponto de observação localizado em Brasília.

A figura acima mostra a região Oeste logo após o pôr do Sol, no dia 1/4/12 às 19h36min. Observe as "Três Marias", três estrelas de brilhos similares, alinhadas, próximas entre si, dentro da constelação de Órion e observe também que a "Linha do Equador Celeste" passa por uma das três estrelas das "Três Marias", cujos nomes são: Alnitak (a de cima), Alnilam (a do centro) e Mintaka (a debaixo) e sobre esta passa o "Equador Celeste", aquele que se obtém ao prolongarmos, imaginariamente, o Equador Terrestre.
Além de localizar a Constelação de Órion e as "Três Marias", localize na porção do céu exibida na figura acima os seguintes "objetos": 1) Rigel, 2) Betelgeuse, 3) Aldebaran, 4) Vênus, 5) Canopus e 6) Sirius. Sugestão: Siga uma reta imaginária que passa sobre as "Três Marias e ela passará por um lado sobre Sirius e do outro sobre Aldebaran e Vênus.
Veja em www.pontociencia.org.br no link Física, depois Astronomia, as orientações sobre como montar um planisfério para cada aluno! Super Fácil.


ATIVIDADE PRÁTICA 2 - DIURNA, para alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Objetivo: Determinar o MEIO DIA SOLAR VERDADEIRO e a direção cardeal NORTE-SUL corretamente.
Teoria:
O nosso relógio é baseado num Sol fictício que faz um movimento parecido com o Sol verdadeiro. Vamos descobrir qual é a hora indicada em nossos relógios quando o Sol verdadeiro diz que é meio dia de verdade. Isso acontece quando o Sol cruza o meridiano local, ou seja, a linha NORTE-SUL, ou também, quando qualquer sombra é a menor do dia.
1o Método:
Este é mais simples. Coloque um lápis novo, comprido, apontado, de pé, sobre uma folha de papel presa numa superfície a mais plana possível.
Monte uma tabela no seu caderno contendo duas colunas. Na primeira registre as horas de 5 em 5 minutos entre 11h30min e 12h30min. Para cada horário risque sobre a folha a sombra do lápis e meça com a régua o comprimento dela. A direção cardeal NORTE-SUL, ou seja, o MERIDIANO LOCAL está na direção da MENOR SOMBRA. A que horas, ocorreu o MEIO DIA SOLAR VERDADEIRO?
2o Método:
Fique você mesmo de pé, imóvel, sob o Sol, de manhã, num lugar plano. Peça para seu colega fazer no chão um risco indo do meio dos seus pés até o final da sua sombra. Peça para ele também contornar os seus pés com um giz para você saber onde pisar à tarde. À tarde você precisa ficar no mesmo lugar até que a sua sombra da tarde fique do MESMO COMPRIMENTO que a sombra da manhã. A direção Norte-Sul estará exatamente sobre o MEIO das duas sombras. Obviamente, no seu lugar pode-se usar o lápis novo, apontado, de pé, mencionado no 1º método, ou seja, risca-se sobre o chão a sombra do lápis, por exemplo, às 11 horas, faz-se um círculo com raio igual ao desta sombra e centro na base do lápis. Quando a sombra da tarde tocar no círculo, ou seja, ficar do mesmo comprimento da sombra da manhã, então a LINHA NORTE – SUL estará bem no meio das duas sombras. No dia seguinte é só ver a que horas a sombra passa bem no meio das outras duas e este instante será o meio dia solar verdadeiro. Veja a Figura acima.
ATIVIDADE PRÁTICA 3 - DIURNA, para alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Objetivo: Construir um relógio solar
Introdução:
O Sol tem um comportamento extremamente regular em sua aparente trajetória diária no céu. Usaremos esta regularidade do aparente movimento do Sol para construirmos um relógio solar. Vamos orientá-lo para que construa este relógio, cujas horas serão lidas pela sombra de um ponteiro fixo sobre uma base na qual estão marcadas as horas.
Teoria:
Você sabe que aparentemente o Sol gira ao redor da Terra e que gasta 24 horas para dar uma volta completa. Num círculo temos 360 graus, logo, dividindo 360 graus por 24 horas obtemos 15 graus para cada hora (360/24 = 15). Ou seja, o Sol "gira" 15 graus em cada hora ao redor da Terra. Se você ainda não estudou ângulos e como medi-los, não se preocupe com isso e vá para o próximo item. Nosso relógio será bem simples, pois terá só um ponteiro e somente as linhas das horas inteiras, ou seja, ele não vai marcar minutos e segundos, contudo seu ponteiro será paralelo ao eixo de rotação da Terra e o "disco das horas", paralelo, obviamente, ao plano do equador terrestre.
A trivial construção do relógio de sol (veja na Fig. 1 os materiais que vai usar):
1) Recorte as figuras que contêm os mostradores da face Sul e Norte, respectivamente, e cole, primeiro, o mostrador da face norte (se mora no hemisfério Sul) (se mora no hemisfério Norte, cole, primeiro, a face do hemisfério Sul) sobre uma folha de papelão, que tenha exatamente as mesmas dimensões dos mostradores.
2) Se o papelão for grosso (mais que 3 mm), faça um "sulco" sobre a linha tracejada, mas do lado oposto do papelão. Se usar papelão de caixas de sapato o "sulco" é praticamente desnecessário. Se usar papelão ondulado, cuide para que as "ondulações" do papelão fiquem paralelas à linha tracejada. Isso facilita em muito a dobra do mesmo.
3) Dobre, temporariamente, na linha tracejada, num ângulo reto (90 graus), entre a base e o mostrador do relógio de Sol. 3
Figura 2. Imagem de um quadrante de transferidor, a qual poderá ser usada no momento de "abrir" o clipe.
Figura 1. Materiais a serem usados
Figura 3. Clipe aberto com o ângulo de 90o menos o ângulo da latitude do lugar (Rio de Janeiro, neste exemplo).
Figura 4. Detalhe da fixação do clipe para uma localidade no hemisfério Sul.
Figura. 5. Posição final do Relógio de Sol, para uma localidade no hemisfério Sul.
4) Abra um clipe grande de papel de um ângulo igual a 90 graus menos a latitude de sua cidade. Exemplo: a cidade do Rio de Janeiro tem latitude de, aproximadamente, 23 graus, então vamos abrir o clipe de 90 – 23 = 67 graus. Use o quadrante da Figura 2 e veja a Figura 3. Para saber a LATITUDE da sua cidade, consulte a professora de geografia, ou acesse, por exemplo: http://www.apolo11.com/latlon.php ou http://www.aondefica.com/lat_3_.asp.

5) Fixe, com fita adesiva, o clipe já aberto entre a face Norte e a base se sua cidade está no hemisfério Sul. Veja detalhe na Figura 4.

6) Fixe, com fita adesiva, o clipe já aberto entre a face Sul e a base se sua cidade está no hemisfério Norte.
7) Atravesse PERPENDICULARMENTE o centro do mostrador com um palito de dente (ou algo similar e até maior).

8) Fure o centro do outro mostrador. Corte na linha tracejada do mostrador ainda não colado. Cole apenas o mostrador no verso do papelão, mas de forma que os centros de ambos mostradores coincidam. Atravesse-os com o palito de dente e deixe metade deste de cada lado dos mostradores. Este palito projetará a sua sombra sobre o "mostrador das horas" onde você poderá ler as horas.
A orientação do relógio de Sol, isto é, como posicioná-lo no chão.
Claro que o relógio de sol só funciona sob o Sol e numa certa direção privilegiada. Qual direção? A
Norte – Sul. Sim, o relógio de Sol tem que ficar com o seu ponteiro (o palito de dente) ao longo da linha NORTE-SUL, a qual você determinou na Atividade Prática 2, descrita acima. Veja a Figura 5. 4
BASE DO RELÓGIO DE SOL
(Entre a linha tracejada e o final deste texto)
Dobre, temporariamente, na linha tracejada acima, num ângulo reto (90 graus), entre esta base e o mostrador do relógio de Sol.
Abra um clipe grande de papel de um ângulo igual a
90 graus menos a latitude da sua cidade.
Fixe, com fita adesiva, o clipe entre a
face Norte e a base do relógio de Sol, se sua cidade está no hemisfério Sul.
Fixe, com fita adesiva, o clipe entre a
face Sul e a base do relógio de Sol, se sua cidade está no hemisfério Norte. Veja detalhadas instruções no texto. 5
BASE DO RELÓGIO DE SOL
(Entre a linha tracejada e o final deste texto)
Dobre, temporariamente, na linha tracejada acima, num ângulo reto (90 graus), entre esta base e o mostrador do relógio de Sol.
Abra um clipe grande de papel de um ângulo igual a
90 graus menos a latitude da sua cidade.
Fixe, com fita adesiva, o clipe entre a
face Norte e a base do relógio de Sol, se sua cidade está no hemisfério Sul.
Fixe, com fita adesiva, o clipe entre a
face Sul e a base do relógio de Sol, se sua cidade está no hemisfério Norte. Veja detalhadas instruções no texto.

PARA VER AS FIGURAS E TIRAR AS SUAS DÚVIDAS
ENTRE NO SITE DA OBA

PROFESSORA ROSANE SANTOS

4 comentários:

  1. ADOREI!ESSE BLOG É DEMAIS...

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  2. Gostei muito deste blog da de Eu estuda para prova de ciencia ,geografía,a prova da oba,e a para prova de historia

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  3. Eu gostei muito deste blog vai da pra min estuda para todas as prova

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